quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

TCC: 4 anos resumidos em instantes de agonia!


Não é novidade para as pessoas que este é o meu último ano na UEPA. Mas ainda há assuntos inacabáveis a resolver como matérias ainda a pagar para creditar minhas optativas e tópicos específicos, conseguir consciliar as duas faculdades, e tentar convencer a minha mãe que eu estou sim me formando por incrível que pareça, hehehe. Porém, há uma pedra no meio do meu caminho, uma pedra que já esteve nos caminhos de inúmeras pessoas que passaram por uma graduação. Alguns souberam contorná-la, outros apenas a chutaram para longe, mas por outro lado, esta foi responsável pela queda ou simplesmente serviu como empencílio para a passagem da ponte que liga a educação para o mercado de trabalho. Estou falando do tenebroso Trabalho de Conclusão de Curso (momento de suspense, XD).
Sim, não vou negar que estou nervoso com tudo isso!! Apesar de muitos falarem que se trata de um simples trabalho, como se fosse muitos que seriam entregue ao final de cada semestre! Mas alguns outros colegas (meio paranóicos diria) falm que este é simplesmente o trabalho que vai diferenciar o aluno medíocre do profissional gabaritado.
Para tanto é necessário uma boa formação e conhecimentos aprofundados de tudo que se aprendeu ao longo do curso (no caso, design durou 4 anos). O meu medo cruel é não saber tudo ou não saber o suficiente ou querer contornar tudo isso e ser tarde demais, medo este natural de qualquer que passa, já passou ou passará por esta situação.
O pior dos problemas não está na apresentação em si. E quanto assunto? Será este aprazível de se trabalhar? Espero não ser contraditório em meu depoimento, mas estou me borrando todo a priori! Hehe.
Mas este é bom, Um medo que não é outro qualquer. Este é mais um daqueles que impulsiona a pessoa a passar para o outro lado da ponte, são e salvo. Dúvidas sempre irão surgir, é claro. Para isso acho que é preciso estar consciente do caminho que deseja trilhar sua pesquisa e sempre sempre mesmo contar com a ajuda de uma pessoa que já passou por aquilo, um tal de orientador. Escolher um orientador bom é fundamental (espero não esquecer isso, XD!).
O TCC é ruim! São 4 anos de curso resumidos em minutos de agonia. Mas o medo, que deveria ser uma coisa ruim, não irá me deixar jamais, disso tenho certeza. Pretendo sim terminar os assuntos pendentes e concluir de vez o TCC ainda esse semestre porque seu que um futuro melhor me aguarda. Um dia ainda irei rir de toda essa situação, hehehe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário